sexta-feira, 17 de outubro de 2014

ATENÇÃO: Tentativa de Golpe da Nigéria no Mercado Livre

ATENÇÃO: Tentativa de Golpe da Nigéria no Mercado Livre

Esse é uma matéria que deve ser compartilhada e serve não só para os novos vendedores, mais para os antigos vendedores do Mercado Livre. Tomem muito cuidado pois o golpe está fazendo vítimas a todo o instante.

Não é um golpe novo. É um golpe que vem se aprimorando para justamente fazer novas vítimas. Em 2013 vendia no Mercado Livre uma Câmera a prova de água e com GPS da marca Fujifilm modelo XP-150. O comprador justamente me enviou um e-mail com o português todo errado (quando se usa o tradutor do google), solicitando na ocasião uma conta para deposito que após enviar o produto para Nigéria, faria o pagamento. Lógico que isso não iria “colar” para nenhum vendedor novato, principalmente para vendedores antigos. O rapaz insistiu um pouco pois alegava que seria para o filho que trabalha em um local do interior da Nigéria, e precisava para saber as coordenadas das fotos e seria muito útil para o seu trabalho!


Na ocasião não dei muita atenção pois sabia que se tratava de um golpe. Um pouco ridículo, mais era um golpe! Por isso não marquei o nome o e-mail e nem o apelido do comprador.

Existem algumas regras dentro da comunidade que justamente servem para nos proteger. Não só serve para a proteção do comprador, mais também para a proteção do vendedor. Eu entendo que regras, leis, normas, etc., foram feitas para nos proteger, nos trazer segurança.

Esses golpistas agem justamente criando uma ardilosa cilada (armadilha) para que o vendedor quebre as regras e com isso "ganhe" dinheiro e não paguemos a comissão do Mercado Livre. Sabe como? Vou ser mais claro!

Primeiro fazem uma pergunta no produto que querem receber sem pagar, perguntando se vc tem o produto. Nessa pergunta, passam o e-mail de contato deles (fora do padrão para que o robô que analisa as perguntas não edite a pergunta dele), da seguinte forma como o exemplo abaixo:

Atenção: Tentativa de Golpe da Nigéria no Mercado Livre
Para ver a imagem maior, basta clicar na imagem

Depois de você achar que vai vender e ainda economizar na comissão, vem o e-mail do cidadão assim: (reparem o português traduzido)


Obrigado por seu e-mail, eu gostaria de comprar o item para o

meu filho como um novo presente e eu gostaria de saber o preço

do item e se você vem com todos os acessórios e é novo ou usado?

ou é uma réplica ou não replica. obrigado


Geralmente o convidando a responder para criar um vinculo uma confiança nele. Após responder ele vai encaminhar outro e-mail parecido com esse: 


Ok, minha agenda não me permite vir em torno de olhar para ele,

mas eu estou realmente interessado no item para ser atencioso

comigo eu vou oferecer-lhe r$950, que incluem a taxa de envio

são para o meu correio através de correio registado (CORREIOS ) ..

Então, por favor envie o seu endereço de e-mail e nome de

usuário MercadoPago para eu proceder ao pagamento e você

pode configurar uma conta se você não tiver um em

www.mercadopago.com, MercadoPago e me enviar o seu

endereço de e-mail para o pagamento


Repare que agora é que está o golpe! Ele utiliza uma informação que para alguns que não se informarem, não estiverem sempre se aperfeiçoando, vão cair!

Todos nós sabemos que a utilização do Mercado Pago é a forma segura de se vender e pagar no Mercado Livre, correto? Então ele o tranqüiliza dizendo que vai enviar um pagamento para você e que precisa de seus dados como e-mail, apelido e que ainda vai te pagar um pouco mais.... que ótimo! Isso é Perfeito! Além de vender achando que não vai pagar a comissão, vai te pagar um pouco mais que é referente ao frete e sabemos que sairia o valor do frete pela metade do que ele está oferecendo para o frete. Isso é muito bom! Bom para cair em um golpe como os peixes que são fisgados pela boca facilmente e são capturados!

Logo após, receberá um e-mail de confirmação de pagamento praticamente igual ao que recebe todos os dias com o pagamento realizado. Só que por ser de fora do Brasil. Vejam:


Atenção: Tentativa de Golpe da Nigéria no Mercado Livre
Clique na imagem para ampliar

Reparem um pequeno erro de português ao lado onde diz: “se o item enviado para fora hoje!”. Acredito que isso será arrumado para os novos golpes e deverá estar escrito assim: “o item deverá ser enviado para fora do Brasil hoje”.

Outro detalhe importante que devemos ficar atentos, pois passar desapercebido por muitos que caem nesse golpe, é que, por ser um pagamento de fora do Brasil, o vendedor pode realmente achar ao tentar averiguar no site do Mercado Pago e não encontrando, que está correto realmente.

Muitos ainda pensam, “ok, vou aguardar um pouco para aparecer o pagamento, e depois envio”, correto?

Só que reparem que o e-mail não vem do Mercado Livre e muito menos do Mercado Pago. Reparem que vem de um domínio chamado: secureroot


Ao responder que irá aguardar o pagamento ser identificado, o suposto golpista chamado aqui nesta compra de “Alessandro Balen” com e-mail glucas847@gmail.com envia novamente um e-mail avisando que no roda pé está a informação pelo qual ainda não aparece, vejam:


Atenção: Tentativa de Golpe da Nigéria no Mercado Livre

Clique na imagem para ampliar



Desconfiem sempre e nunca ajam sem ter essa confirmação por pressão do comprador!

Ao pesquisar na internet, já vi vários post de pessoas que estão alertando sobre o golpe pessoal.


Esse e-mail glucas847@gmail.com é respondido por outra pessoa que faz parte do Golpe: Lucas Gabriel. Existem vários perfis falsos no Facebook, Google+ que alguns estão sendo removidos e criados novos para enganar a outras pessoas.


A dica é: Nunca, mas nunca enviem nenhum produto, para dentro ou fora do Brasil, sem ser pago e estar confirmado e identificado na tela do Mercado Pago.

Existem várias reclamações no ReclameAqui, em Foruns, etc.

O mesmo golpe está sendo usado com os seguintes Nome, e-mails e endereços:

Nome: Susie Jonas

Endereço
Nome: Adewole Salawu
Endereço: 27 Adenike street,
Cidade: Ogbomosh,
Sate: Oyo.
País: Nigéria
CEP: 23402
 --------------------------

Nome: 
Brenda Johnson
e-mail: 
brendajohnson093@gmail.com brendajohnson081@gmail.com - bresj@hotmail.com
------------------------------
Nome: Lucas Gabriel com o
e-mail:
glucas847@gmail.com 

------------------------------
e-mail: juliomattos20@inoutbox.com - sgtjuliomattos02@gmail.com
nome: Adewole Tolu
endereço: Sabo motor park
código postal: 210271
codigo postal: Ogbomosho
sate: Oyo
País: Nigéria

------------------------------
Nome: Melina Ojeh

Nome: Carlos Ojeh

Endereço: 10, Queen Cinema Road, Mokola
Cidade: Ibadan
Estado: Oyo
País: Nigéria
Código Postal: 23402
------------------------------
Nome: Sandra Diana Ojeh

Nome: Carlos Ojeh
Endereço: 10, Queen Cinema Road, Mokola
Cidade: Ibadan
Estado : Oyo
Código Postal: 23402
País: Nigéria
------------------------------
Indico para todas as pessoas pessoas que estão iniciando com vendas no mercado livre e até para os mais antigos, um curso com técnicas legais de vendas para o Mercado Livre, com informações bacanas de como vender mais, como o vendedores antigos da plataforma utilizam de técnicas corretas para posicionarem melhor seus anúncios, e muitas outras informações importantes para sua trajetória de sucesso dentro da plataforma.

Clique no botão abaixo e confira o que você irá receber de informações, planilhas, e aumente suas vendas!

Invista em conhecimento e se prepare para ótimas oportunidades. Clique agora e fique preparado para crescer dentro da comunidade e se tornar um vendedor de sucesso!


Se a imagem não aparecer acima, acesse o link:

30 comentários:

  1. VIXE EU CONVERSEI COM ELE AGORINHA, E ELE FALOU A MESMA COISA, COMO EU NAO POSSO TER PLAY PAL PASSEI NUMERO DA CONTA BANCARIA. :(
    SERA QUE DA ALGUM PROBLEMA:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela pode clonar claro, o face é uma porta aberta para os criminosos!

      Excluir
    2. ESTÃO TENTANDO DAR O GOLPE EM MIM NESTE EXATO MOMENTO ......KKKKKKKKKKKKK VEJAM:

      Jose Falcao
      14:13 (Há 48 minutos)

      para mim
      Ok, estou interessado em comprar o item para o meu primo.
      Deixe-me saber o custo total, incluindo as taxas do transporte e seus
      detalhes de pagamento para que eu possa fazer a transferência logo que
      possível...

      nome... Funsho Daniel
      rua... 50 preboye rua u.i
      cidade... Ibadan
      Estado... Oyo
      País... Nigéria
      CEP 23402

      Obrigado e aguardando sua resposta

      Excluir
  2. Tentou comprar de mim meu play 3 agora passei meus dados bancários, mas não pode fazer nada com eles. Como ele teria feito a transferência sem meu CPF, já estava desconfiado, agora mais ainda. Mas eu nunca que enviaria algo pra fora sem o dinheiro na mão.

    ResponderExcluir
  3. Tentou comprar de mim meu play 3 agora passei meus dados bancários, mas não pode fazer nada com eles. Como ele teria feito a transferência sem meu CPF, já estava desconfiado, agora mais ainda. Mas eu nunca que enviaria algo pra fora sem o dinheiro na mão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. transferencia ele pode fazer por doc so q ele tbm paga uma taxa a mais, mesmo nao precisando do cpf, resumindo ele nao vai ser tao burro de retornar o email disendo q depositou ne rsrsrsrsr.

      Excluir
  4. estou com um email desses golspistas, sem chance deles levarem meu iphone sem pagamento antes. vou responder pra eles q ja foi vendido por aqui.

    ResponderExcluir
  5. acabei de passar... não deu nada olhei aqui antes de fechar
    ele queria que eu enviasse o celular para a nigéria, supostamente para o filho dele


    Richard job
    richardjob5136@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Haha estava na mesma situação, este richardjob5136@gmail.com é safado!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. olha o email que el tá usando
    $680.00 USD from Richard Job (richardjob5136@gmail.com) for ipad 32.

    ResponderExcluir
  9. olha o email que el tá usando
    $680.00 USD from Richard Job (richardjob5136@gmail.com) for ipad 32.

    ResponderExcluir
  10. esse safado quase que me engana também... queria comprar meu ipad 2 64g mas eu passei minha conta para ele depositar,,, e só depois do depósito é que eu enviaria a mercadoria...

    ResponderExcluir
  11. Cabou de tentar me golpear em um macbook usando o nome de Ana Maria da Silva e o email anasilv89@gmail.com falando que quer comprar o produto para um amigo que esta no exercito na nigeria lutando contra o boko haram
    ta ai os dados do infeliz
    Nome receptor: Adewole Tolu
    https://www.facebook.com/profile.php?id=100011375655060&fref=ts
    Endereço:Oke Afin n°24
    Cidade: Ogbomosho
    Estado: Oyo
    País: Nigéria
    Código Postal: 23402

    ResponderExcluir
  12. Olha o babaca querendo me pegar Kkkkkkkkkkkkk, Fdp!
    Olá, obrigado por responder. Meu nome é Felicia e eu estou interessado em comprar este produto para o meu sobrinho que está a estudar na África e vou pagá-lo através de transferência bancária. Este é o endereço de entrega, de modo que você pode calcular o custo de transporte através Correios (Leve Internacional) - www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/precos/default.cfm :

    Nome: Wale Adele
    Endereço: 17 Ben street, Eleyele
    Cidade: Ibadan
    Estado: Oyo
    País: Nigeria
    CEP: 234002
    Telefone: 07037168140

    ResponderExcluir
  13. Acabei de receber uma tentativa de golpe tbm.

    Estou falando com a pessoa.

    Tomem cuidado galera.

    Ana Maria da Silva (anasilv89@gmail.com) Adicionar aos contatos 10:59 Manter esta mensagem na parte superior de sua caixa de entrada
    anasilv89@gmail.com
    Obrigado pela sua resposta. Eu gostaria de saber alguns detalhes sobre este item.

    1. Eu gostaria de saber o seu preço final deste item fora do local Mercadolivre?
    2. e se ele novo ou usado?

    Se você entender o Inglês, você poderia responder em Inglês. Eu estarei esperando por sua resposta.

    ResponderExcluir
  14. Caros, acabei de receber uma nova tentativa... e-mail wolfepat200@gmail.com e sgtjuliomattos02@gmail.com. Primeiramente a pessoa pergunta em Português e pede para que as respostas sejam em inglês. Com isso solicita o preço em dólar e faz uma oferta para pagamento fora do MercadoLivre, pelo PayPal. Ao indicar que fez o pagamento, solicita que o item seja enviado para o seguinte endereço: Name:
    > Nicole Jefferson Villa
    > Address: 100 Williams Ave,Apt 30
    > City: Natchitoches
    > State: Los Angeles
    > Zip Code: 71457
    > Country: USA

    ResponderExcluir
  15. Caros, acabei de receber uma tentativa de golpe. email wolfe@patrick146.com que depois que respondi mudou para wolfepat200@gmail.com.

    ResponderExcluir
  16. Mais uma tentativa de fraude galera:


    Wolfe Patrick
    Hoje, 17:08

    Here is the shpping address:

    Name: Wale Johnson
    Address: 45 Nest road
    City: Ogbomosho
    State: Oyo
    Country: Nigeria
    ZipCode: 23402

    I wait for the paypal email and name to make the payment..Thanks

    O cara diz que está nos EUA, pois bem, porque compraria um produto que está no Brasil para um parente dele que está na Nigéria?
    Fraude? To fora!

    ResponderExcluir
  17. +234 806 234 1979
    Nome: Akintunde Samuel,
    Número de Rua: 80,
    Nome de Rua: Johnson rua U.I Agbowo,
    Cidade: Ibadan.
    Estado: estado de Oyo
    Cep: 080547,
    País: Nigéria.

    Golpe Galera fiquem atentos!!!

    porque voce esta falando assim? Você não sabe que o dinheiro não está mais em minha conta enquanto falamos? Por favor, tente entender tudo sobre esta transação é para salvaguardar ambas as partes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. +234 907 555 7898 Se apresentou como Victoria


      Nome: Akintunde Samuel,
      Nome da Rua: 80, Johnson Street U.I Agbowo,
      Cidade: Ibadan.
      Estado: Oyo
      CEP: 200261.
      Pais: Nigeria

      Excluir
  18. Acabaram de tentar comigo....

    Mesmo nome e telefone do post acima.

    Sorte de ter procurado o nome do sujeito no google.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impressionante ver que depois de tanto tempo ainda usam das mesmas técnica para tentarem dar o golpe em vendedores no Mercado Livre.

      Excluir
  19. Fiz um anuncio ontem, e hoje acordo com isso:

    O SEU PHONE É ORIGINAL? EU QUERO FAZER O PAGAMENTO POR ISSO, EU PRECISO QUE VOCÊ ME RESPONDA NO MEU E-MAIL NO wolfepat200 no g+ma!l .com

    Baseado nisso, pesquisei pelo email wolfepat200@gmail.com e deparei com varios delatos dessa pessoa ou grupo se passando por wolfepat200.
    Sorte minha tambem ter procurado no google. Fiquem atentos galera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz de ver a materia do blog sendo compartilhada e ajudando muitas pessoas..

      Excluir
  20. Tentaram comigo agora,querndo coprar uma camera minha e pediram um numero da conta pra depositar e eu inocente passei o numero da conta, mas acho que não tem como ele acessar correto?

    ResponderExcluir